sexta-feira, 31 de agosto de 2012

LUZES MAL DISTRIBUÍDAS

          O consumo de energia elétrica para iluminação no mundo não é igualmente distribuído pela superfície da Terra, como se pode observar pelo mapa. Ao lado de concentração de consumo há espaços vazios significativos.
         O continente africano, por exemplo, possui pontos de grande consumo no extremo norte e no extremo sul, além de pontos ao longo do litoral, mas seu interior, apesar de povoado, tem consumo reduzido. A região da Amazônia internacional, na América do Sul, possui pequeno contingente populacional apesar da imensidão da área, e, ao contrário, os Estados Unidos, o Canadá, a Europa e o Japão apresentam uma luminosidade muito grande. China e Índia também se destacam, mas não em proporção à grandeza de suas populações. Podemos afirmar que os países mais desenvolvidos do mundo são os que mais consomem energia elétrica para iluminação.
        Extraído da revista Desafios do Desenvolvimento – Ano II, nº 11 – Junho de 2005. *O mapa em questão é uma montagem, pois o planeta Terra não permite captar imagem noturna, simultaneamente, em toda a sua superfície.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário